Boletim de Preços dos Alimentos Orgânicos no Varejo de Florianópolis

 Formação de preços de alimentos orgânicos: uma análise microeconômica  para a cidade de Florianópolis

Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução e variação dos preços de alimentos orgânicos e agroecológicos na cidade de Florianópolis e indicar seus  preços médios mensais em diferentes formas de comercialização do mercado varejista, construir uma série histórica e produzir índices econômicos que sirvam como parâmetro de referencia de preço para produtores e consumidores desses alimentos.

Uma vez ao mês faremos um levantamento dos principais itens comercializados na cidade Florianópolis, em mercados convencionais (supermercados, lojas, etc.) e em mercados alternativos (feiras, espaços de venda direta aos consumidores), com a devida certificação. A pesquisa permitirá também comparar preços praticados em mercados convencionais e preços praticados em mercados alternativos. No decorrer da pesquisa e com o acúmulo de dados coletados, poderemos indicar preços médios dos alimentos para disponibilizarmos aos consumidores e produtores de orgânicos, criando preços referenciais para estes alimentos.

Bimestralmente será elaborado um boletim informativo impresso e online indicando a análise da conjuntura sobre este mercado e seu processo de comercialização. A metodologia para o cálculo é apenas inspirada naquela utilizada pelo DIEESE quanto à coleta de preços e a utilização de cálculos semelhante ao do IPCA/IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para obter à variação de preços entre os meses.

Confira abaixo as edições publicadas até agora do Boletim: 

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 1 – Agosto – 2018

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 2 – Outubro – 2018

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 3 – Dezembro – 2018

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 4 – Março – 2019