Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar (RCA) da Grande Florianópolis
O Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar – RCA da Grande Florianópolis é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar na troca e acesso às informações sobre os circuitos curtos de comercialização (CCC) de produtos orgânicos/agroecológicos na Grande Florianópolis. Objetiva-se identificar territorialmente aonde estão as iniciativas de CCC (venda direta e/ou com no máximo 1 intermediário), para que o acesso a este tipo de alimento seja cada vez mais estimulado e desenvolvido, fomentando um consumo baseado na democracia, justiça e soberania agroalimentar.
Para inclusão das iniciativas no Mapa elaborou-se critérios seguidos de subcritérios, que levam em conta a dinamização de formas de abastecimento responsável, visando fortalecer e ampliar relações em rede de produção-consumo. Tais critérios e subcritérios são:
1) Territorialidade
a) espacialidade (distância máxima entre produção e consumo de 200 km, podendo haver uma tolerância de 50 km desde que contemplados todos os critérios abaixo);
b) Venda direta ou indireta (desde que operada apenas por 1 intermediário e contemplados todos os critérios abaixo).
2) Agroecologia
a) agrobiodiversidade – capacidade de preservar e/ou aumentar a agrobiodiversidade;
b) presença de elementos que valorizem o território local (paisagens, cultura e identidade);
c) dimensão informacional (conhecimento da origem e procedência do alimento).
3) Democracia Agroalimentar
a) ampliação do acesso aos alimentos orgânicos/agroecológicos no território (nº de agricultores e de consumidores envolvidos);
b) participação social e coletiva (trocas não monetárias entre produtores e consumidores, solidariedade/cooperação, atuação em rede, reuniões, visitas e mutirões);
c) autogestão (ações de gestão compartilhadas entre produtores e consumidores, engajamento social).
Importante citar que cada iniciativa mapeada deve atender a no mínimo dois subcritérios em cada critério, sendo que o critério 1 (territorialidade) deve ser atendido integralmente, sendo fator eliminatório.
O mapeamento partiu de iniciativas de CCC de orgânicos/agroecológicos, identificando também os respectivos produtores, e deles considerando como exigências para entrar no mapa: (i) trabalho em grupo (mínimo de 3 estabelecimentos agropecuários envolvidos na produção e/ou venda direta) e (ii) distância máxima de 250 km entre produção e consumo.
A atualização do mapa será realizada bimestralmente aqui no site do LACAF/UFSC e estará disponível para quem desejar compartilhar o seu conteúdo através do link:
Obs.: Se você estiver procurando algum tipo de organização/iniciativa específica, abra o ícone “camadas” e lá selecione a camada correspondente. Em seguida aproxime o mapa, pois muitas iniciativas se sobrepõem.
Se você conhece alguma iniciativa de produção, consumo e/ou instituição de apoio à produção/consumo de alimentos orgânicos/agroecológicos que se enquadre no objetivo do Mapa entre em contato conosco através do e-mail: lacafcca.ufsc@gmail.com