Elaine de Azevedo e Francesca Forno são presenças confirmadas no 2º Seminário Internacional Alimentos Saudáveis: Redes Agroecológicas de Produção-Consumo.

04/04/2023 19:57

Além das pesquisadoras que são referência no debate sobre sistemas agroalimentares, a programação do Seminário conta com participantes e palestrantes nacionais e internacionais que atuam pela construção de redes agroecológicas de abastecimento alimentar em organizações, movimentos sociais, redes de agricultores e universidades. O evento será realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, nos dias 25 e 26 de abril.

Todas e todos são convidados a participar. O Seminário é gratuito e aberto ao público. Faça a sua inscrição em: https://forms.gle/gatdd2fDGx7CbYjG9.

Ao longo dos dois dias, serão realizadas palestras e debates sobre o acesso a alimentos orgânicos e agroecológicos, o papel dos/as consumidores/as, políticas públicas e iniciativas solidárias de abastecimento alimentar e sobre redes locais e internacionais de cidadania agroalimentar. Uma feira de produtos de base ecológica também compõe a programação. Para abrir o evento, Elaine de Azevedo e Francesca Forno irão falar sobre a Comercialização de alimentos saudáveis e redes agroecológicas de produção-consumo.

Elaine de Azevedo é nutricionista, mestre em Agroecossistemas e doutora em Sociologia Política pela UFSC. Fez estágio pós-doutoral na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, pesquisando os campos de estudo da Agroecologia e da Promoção da Saúde. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais. É coordenadora da Escola Livre ComidaETC e autora do podcast Panela de Impressão. Áreas de atuação e pesquisa: Sociologia da Alimentação, da Saúde e do Meio Ambiente.

Francesca Forno é Professora Associada na Universidade de Trento, na Itália, onde leciona Sociologia e Sociologia do Consumo. Seus interesses de pesquisa incluem consumismo político e organizações de movimentos comunitários sustentáveis. Já publicou sobre consumo colaborativo, iniciativas de base em eco-inovação social e redes alimentares alternativas. Na Universidade de Trento, coordena a unidade de investigação CoACT (ação coletiva, mudança e transição). Atualmente está envolvida em projeto de investigação europeu que examina como a crescente diversidade de espécies em campos e explorações agrícolas, a diversidade de produtos em mercados, em políticas alimentares e em dietas pode ajudar a criar sistemas alimentares mais sustentáveis e a alcançar um nível mais elevado de segurança alimentar.

Confira a programação completa:

25 de abril de 2023

9h30 – Palestra de abertura: Comercialização de alimentos saudáveis e redes agroecológicas de produção-consumo

– Elaine de Azevedo (UFES e Escola Livre ComidaETC)

– Francesca Forno (Universidade de Trento, Itália)

12h – Intervalo para o almoço

14h – Mesa Redonda: O que são alimentos saudáveis, agroecológicos e orgânicos?

– Antônio dos Santos (Rede Ecovida e Associação SlowFood)

– Vanessa Mello Rodrigues (Núcleo Santa Catarina da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e NUPPRE)

15h – Mesa de Debate I: Acesso aos alimentos agroecológicos e orgânicos e o papel do consumidor

– Renan Augusto Ferreira (Instituto Chão)

– Julia Coelho de Souza (Células Consumidores Responsáveis – CCR)

+ Atividade Cultural

 

26 de abril de 2023 

9h – Mesa de Debate II: Formas públicas e solidárias de abastecimento agroecológico

– Isabela da Cunha Vieira Barbosa (Rede Com a Rua)

– Renato Maluf (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

11h – Mesa de Debate III: Redes de Cidadania Agroalimentar: do mapeamento à efetiva articulação de redes locais e internacionais

– Marina Carrieri de Souza (Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável/UFSC)

– Martha Alicia Cadavid Castro (Escuela de Nutrición y Dietética Universidad de Antioquia – Colômbia)

– German Vargas Aguillar (Associação Agroecologia e Fé e Plataforma Nacional de Suelos – Bolívia)

12h30 – Intervalo para o almoço

14h – Grupos de Trabalho

1. Comunicação para consumidoras/es: marcas coletivas, símbolos e narrativas

2. Articulação entre restaurantes, lojas e organizações de agricultores

3. Organização de grupos e de uma cooperativa de consumidores

4. Equipamentos públicos e solidários de alimentação e nutrição

5. Redes locais e internacional de relações produção-consumo

16h30 – Assembleia para apresentação dos Grupos de Trabalho + Plenária Final

O 2º Seminário Internacional Alimentos Saudáveis: Redes Agroecológicas de Produção-Consumo é organizado pela Associação Slow Food do Brasil, Cepagro, Centro Vianei de Educação Popular, Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) e Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (Nuppre) da UFSC, e pelo Núcleo Santa Catarina da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, Misereor, Fundação Inter-Americana, Centro de Ciências Agrárias da UFSC, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas/UFSC, AS-PTA, Encontro de Sabores, SESC e Cresol Vale Europeu.

Para mais informações sobre o seminário, clique aqui.


Atenciosamente,
Equipe Organizadora