Boletim de Preços dos Alimentos Orgânicos no Varejo de Florianópolis

Formação de preços de alimentos orgânicos: uma análise microeconômica  para a cidade de Florianópolis

Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução e variação dos preços de alimentos orgânicos e agroecológicos na cidade de Florianópolis e indicar seus  preços médios mensais em diferentes formas de comercialização do mercado varejista, construir uma série histórica e produzir índices econômicos que sirvam como parâmetro de referencia de preço para produtores e consumidores desses alimentos.

Uma vez ao mês faremos um levantamento dos principais itens comercializados na cidade Florianópolis, em mercados convencionais (supermercados, lojas, etc.) e em mercados alternativos (feiras, espaços de venda direta aos consumidores), com a devida certificação. A pesquisa permitirá também comparar preços praticados em mercados convencionais e preços praticados em mercados alternativos. No decorrer da pesquisa e com o acúmulo de dados coletados, poderemos indicar preços médios dos alimentos para disponibilizarmos aos consumidores e produtores de orgânicos, criando preços referenciais para estes alimentos.

Bimestralmente será elaborado um boletim informativo impresso e online indicando a análise da conjuntura sobre este mercado e seu processo de comercialização. A metodologia para o cálculo é apenas inspirada naquela utilizada pelo DIEESE quanto à coleta de preços e a utilização de cálculos semelhante ao do IPCA/IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para obter à variação de preços entre os meses.

Confira abaixo as edições publicadas até agora do Boletim: 

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 1 – Agosto – 2018

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 2 – Outubro – 2018

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 3 – Dezembro – 2018

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 4 – Março – 2019

 Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 5 – Setembro – 2019

Edição Especial: O FANTÁSTICO DA ILHA DE SANTA CATARINA: UM TERRITÓRIO AGROECOLÓGICO

Boletim de Preços dos Orgânicos – Edição 06 – Maio 2020

Este Boletim tem como propósito contribuir na discussão para criar, na Ilha de Santa Catarina,  uma zona livre de agrotóxico. Os textos caminham nesta direção.

Estamos em meio a um crise civilizatória, acentuada pela pandemia do Covid 19, o meio ambiente, os biomas vem sendo devastados, a possibilidade de tornar a natureza como sujeito  de direitos poderá se fortalecer, uma vez que a sua simples defesa não tem sido suficiente frente ao desespero pelo desenvolvimento.

A inspiração da escrita e o título deste Boletim n.06, vem das obras de Franklin Cascaes, escritor, folclorista, historiador e ilustrador florianopolitano.

É este universo mítico e belo, do imaginário local, que trazemos para ilustrar esta Edição e, ainda, nos mostrar novas e criativas possibilidades na busca por um outro devir.

Os panos de fundo que compõem esta Edição são de artistas locais, a quem agradecemos imensamente, pela disponibilidade das obras:

Primeira página: Eli Heil – Obra: “Estou Voando” ;

Páginas Centrais: Mayer Filho – Obra: “Ave Cósmica”;

Página Final: Vera Sabino: Obra: sem título. Inspirada nas gravuras  dasbruxas de Cascaes, do Fantástico da Ilha de Santa Catarina.

Esperamos que apreciem nosso trabalho, tanto quanto nós, da equipe, o gostamos de disponibilizar a vocês.

Estamos também abertos à contribuições.

Forte Abraço de toda a equipe do Projeto.

Juntos pela vida!

Se puder, fique em casa!