Impacto das Células de Consumidores Responsáveis (CCR) no ano 2021

02/06/2022 11:54

O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do GT Gestão, divulga o balanço anual do projeto das Células de Consumidores Responsáveis (CCR) do ano de 2021. Nesta breve publicação, apresentamos o impacto das iniciativas criadas pelo LACAF em termos de quantidades de alimentos comercializados e consumidores atendidos.
O projeto foi construído/concebido a partir da necessidade de grupos de agricultores familiares viabilizarem mercados mais justos e rentáveis para seus produtos, ao mesmo tempo em que crescia a demanda por alimentos mais saudáveis e orgânicos em Florianópolis-SC, além de buscar a ampliação do acesso a estes alimentos. A primeira célula foi criada em 2017, tendo iniciado com aproximadamente 27 cestas semanais.
O projeto CCR/LACAF/UFSC funciona da seguinte forma: semanalmente ocorre a oferta de uma diversidade garantida de alimentos (folhosas, frutas, legumes, raízes/tubérculos, temperos/chás) e peso fixo (cesta pequena com 4,5 kg e cesta grande com 9 kg), mediante pagamento antecipado e realizado por ciclos (mensalmente). Além disso, semanalmente é gerada uma lista de ‘produtos adicionais’, onde cada consumidor interessado adquire conforme sua demanda.
Devido ao aumento dos custos de produção, em junho de 2021 houve um processo participativo entre agricultores, consumidores e integrantes do LACAF com o intuito de reajustar os preços, pesos e diversidade das cestas. Desse modo, os valores contabilizados sofreram alteração no segundo semestre do referido ano. Como as cestas são pagas antecipadamente, o ajuste de preços começou a valer efetivamente em agosto de 2021.

Atualmente, os alimentos das CCR advêm de 06 grupos de agricultores certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia e que abastecem 12 células de consumidores, localizadas em Florianópolis e São José/SC (figura 1).

O objetivo desta ação é aprimorar o funcionamento da iniciativa e gerar dados que possam contribuir no planejamento das famílias agricultoras. Desse modo, o GT Gestão atua como um facilitador para a contabilização das receitas geradas e do quantitativo de alimentos comercializados, ao mesmo tempo em que oportuniza uma base de dados de pesquisa para o LACAF. Nesse sentido, foram coletadas informações sobre o total em Kg para as cestas pequenas e grandes, total em unidades e total em Kg de adicionais (lista complementar com alimentos diversos), no período de 1 de janeiro/2021 a 31 de dezembro/2021. Por meio de uma dinâmica de acompanhamento de cada grupo de agricultores, as informações são repassadas ao GT Gestão, que as sistematizou mensalmente em uma planilha Excel que é compartilhada na nuvem via google docs. A consolidação dos dados coletados, podem ser observados no quadro abaixo:

Quadro 1 – Movimentação de cestas e volumes de alimentos das CCRs em 2021.

Grupo de Agricultores  Número de CCRs atendidas Total de cestas P e G (unidades) Total de cestas P e G em (KG) Alimentos Adicionais em (KG) Volume total de alimentos comercializados em (KG)
AGRODEA  UFSC CSE – Trindade

EFAZ – Campeche

Coloninha – Balneário

Coqueiros**

9.858 46.231,5 17.335,48 63.566,98
AMANACY Bijajica – Rio Tavares 2.366 12.216,0 1.436,43 13.652,43
APAOC FETAESC – Barreiros

Capoeiras

2.758 13.314,0 2.890,63 16.204,63
ASSOCIADA DA SAÚDE – CCS – Trindade

Lagoa

ARQTEC – Centro

EKO PORÃ – Rio Vermelho

4.062 19.647,0 46.799,12 66.446,12
FLOR DO FRUTO UFSC CCA – Itacorubi 3.197 16.465,5 5.519,17 21.984,67
SERRAMAR CANASJURÊ 3,063 14.869,5 2.394,45 17.263,90
TOTAL 13 células  25.304 122.743,5 76,375,28 199.118,73

** A CCR Coqueiros foi contabilizada durante o ano de 2021, entretanto fechou no final de 2021.

Os números apresentados no quadro 1 evidenciam como uma tecnologia social pode ser aplicada para a construção de mercados alimentares mais justos e solidários. As 13 CCRs consumiram mais de 25 mil cestas em 2021 que, somadas aos pedidos de alimentos adicionais, totalizaram um volume aproximado de 200 toneladas de alimentos agroecológicos consumidos na Grande Florianópolis. Quer dizer, houve uma efetiva circulação e troca de alimentos agroecológicos e recursos monetários entre os grupos de agricultores familiares e consumidores responsáveis.
Mais do que a troca comercial estrita, as CCRs proporcionam novas relações de produção e consumo. Houve a criação de vínculos de confiança e pertencimento entre as pessoas envolvidas; reflexões sobre o modo dominante de se produzir alimentos; novos conhecimentos sobre a importância de produções agroecológicas; experimentação de novas gastronomias com alimentos pouco conhecidos pelos consumidores; preços mais justos para consumidores e agricultores; doações semanais para entidades filantrópicas que atuam com grupos em vulnerabilidade social; a promoção de serviços ecossistêmicos, como o cuidado com o solo e a conservação da biodiversidade; a valorização da cultura alimentar, dentre outros benefícios. Estas são apenas algumas das fortalezas que a experiência possibilita para a construção de sistemas alimentares territorializados. É a UFSC, por meio da extensão universitária e de uma ciência socialmente referenciada, demonstrando que é possível desenvolver mercados adaptados às realidades da agricultura familiar agroecológica.

Agradecimentos
A equipe do GT Gestão agradece a todas as coordenações de agricultores do projeto CCR/LACAF que gentilmente forneceram durante todo o ano de 2021 e início de 2022 as informações solicitadas para o acompanhamento do nosso trabalho.